Acadêmico
1. Qual o papel da cartilagem de conjugação no crescimento e como se dá o crescimento através dela? (Descreva como se forma essa ossificação).
R – Durante o processo de formação dos ossos longos, nos centros secundários, ocorre ossificação endocondral. Ela se dá de forma radial, nas futuras epífises ósseas, extremidades das cartilagens formadoras. Nesse processo, a região mais externa permanece na forma de cartilagem, formando a cartilagem articular (que facilita a articulação óssea).
A cartilagem de conjugação (ou disco epifisário) é exatamente a região interna dessas epífises que não foram ossificadas inicialmente e que estão responsáveis pelo crescimento epifisial (portanto, longitudinal) do osso.
O crescimento se dá pelo reinicio do processo de ossificação, com a formação de zonas, da região mais externa para interna: repouso (onde as células cartilagíneas HIALINAS se encontram), proliferativa (liberação dos condrócitos, com uma organização em fileiras empilhadas), hipertrófica (com hipertrofia dos condrócitos, redução do espaço intertiscial e da matriz cartilagínea, com apoptose dos condrócitos), calcificação (mineralização da região e deposição de células osteogênicas) e óssea (região já calcificada e “povoada” por tecido ósseo; vascularizada).
Essa ossificação é estimulada por alguns fatores, desde hormonais (como paratormônio sobre os osteoblastos) até enzimáticos (como fosfatases alcalinas). O crescimento do osso ocorre porque a deposição interna de tecido ósseo “empurra” as extremidades e estica o osso.
2. Descreva sucintamente um tecido ósseo secundário e um tecido ósseo primário. (Desenhe, se preciso).
R –
TECIDO ÓSSEO PRIMÁRIO: é o tipo primitivo de tecido ósseo de acordo com seu processo de formação. Tem caráter temporário e será posteriormente substituído pelo tipo secundário (persiste em algumas suturas, crânio, dentes). Ele possui fibras desorganizadas (sem lamelas), quantidade inferior de minerais e grande número