Acadêmico
CURSO: ENFERMAGEM
DISCIPLINA: SAÚDE DO ADULTO
PERÍODO: 6° - MANHÃ
ANÁLISE CRÍTICA DAS VISITAS TÉCNICAS A DISCIPLINA SAÚDE DO ADULTO
TERESINA - PI
JUNHO/2013
MARCOS VINICIUS
ANÁLISE CRÍTICA DAS VISITAS TÉCNICAS A DISCIPLINA SAÚDE DO ADULTO
TERESINA - PI
JUNHO/2013
INTRODUÇÃO
Esta atividade traz uma análise crítica da aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) nas clínicas e cenários de visitas técnicas ocorridas de acordo com o cronograma da disciplina Saúde do Adulto, no 6º período do curso de enfermagem do Centro Universitário UniNovafapi, através de uma revisão de literatura com analise contextual, e ainda com o resgate da experiência adquirida na prática nos campos de visita.
A enfermagem foi estruturada como profissão a partir de Florence Nightingale em 1889, e com ela veio a necessidade da organização do processo do cuidar, ação realizada pelos profissionais de enfermagem com a finalidade de melhorar a assistência. Neste contexto a profissão foi crescendo e tomando forma própria e em 1955 foi proposto a metodologia de assistência chamada processo de enfermagem, que foi reconhecido como instrumento para facilitar o desempenho da profissão (NEVES, PORTUGUAL; 2008).
No Brasil a sede por mudanças de prática de saúde foi impulsionada com as discussões da Reforma Sanitária, na década de 70 e com esta fortificou na enfermagem o desejo de uma profissão mais cientifica autônoma que pudesse desenvolver ações integralidade, respondendo a contendo as necessidades dos pacientes, família e comunidade. (CASTILHO, 2009, CIANCIANRULLO, 2008).
A instituições hospitalares do sul do país foram as primeiras do brasil a adotar