academicos
A macroeconomia estuda a economia em seu conjunto, analisando as variáveis de maneira agregada, e não de maneira isolada, como a microeconomia.
A macroeconomia não leva em consideração o comportamento das unidades econômicas individuais e de mercados específicos, análise típica da microeconomia. A macroeconomia não se ocupa da formação dos preços de um produto especificamente. Ao analisar o mercado ocupa-se do seu conjunto, omitindo aspectos particulares de um setor ou uma indústria. A macroeconomia ocupa-se de analisar o curto prazo; quando estuda questões de longo prazo, a análise macroeconômica denomina-se teoria do desenvolvimento e crescimento econômico.
Os métodos de análise básicos, no estudo da determinação de preços e quantidades são:
Análise do equilíbrio parcial: estuda-se um mercado isoladamente, não levando em consideração as possíveis interferências dos demais mercados;
Análise do equilíbrio geral: considera-se a interdependência de todos os mercados. Os preços dos bens se formam em um mercado influenciados pelo conjunto dos bens desse e dos demais mercados e pelos preços de todos os insumos da economia.
Metas de política macroeconômicas
Políticas macroeconômicas têm como meta alcançar um ou mais dos seguintes objetivos:
Alto nível de emprego;
Estabilidade de preços – inflação;
Distribuição eqüitativa da renda;
Crescimento econômico – per capita ou produto nacional per capita.
Instrumentos de política macroeconômica
As políticas fiscais, que diz respeito ao orçamento dos diversos níveis de governo, ou seja, são os gastos e as receitas dos governos;
As políticas monetárias, que se refere ao controle do governo sobre a oferta monetária,