Circuito Bidirecional
Funcionamento:
Nosso circuito se chama "controlador bidirecional de tensão DC". Ele funciona a partir da amplificação da tensão resultante de um divisor de tensão, este divisor de tensão, por sua vez, é ligado em +12v e -12v e pode fornecer à entrada do Amp. Op. tanto uma tensão positiva quanto uma tensão negativa, dependendo de como for ajustado o potenciômetro.
O ganho do amplificador operacional é controlado através de uma realimentação inversora modificada para contar com a queda de tensão dos transistores.
A saída do Amp. Op. está ligada à base de um transistor npn e de um pnp, o coletor do npn está ligado a +12v e o coletor do pnp está ligado a -12v, aos emissores dos transistores está ligado um dos terminais do motor, seu outro terminal está ligado ao terra. Dessa forma, quando a tensão na saída do Amp. Op. for positiva, o motor irá gira em um sentido, e quando a tensão for negativa, o motor irá girar no sentido oposto. A tensão na saída do amplificador operacional depende apenas de como foi ajustador o potenciômetro.
Controle bidirecional de motor (MEC018)
Nos projetos de mecatrônica pode ser necessário inverter o sentido de rotação de um motor a partir de um sinal digital de controle. O circuito proposto é bastante interessante pois também inclui uma chave de habilitação que permite desligar o motor.
Motores de corrente contínua controlados por circuitos digitais são encontrados na maioria dos projetos de mecatrônica.
Como inverter a rotação de um motor alimentado por um circuito de corrente contínua sem usar relés e sem a necessidade de fontes simétricas?
Se este é o problema do leitor, veja neste circuito como isso pode ser feito de maneira simples usando componentes comuns.
O circuito proposto pode funcionar com motores de 6 a 12 volts e com correntes que podem chegar a vários ampères dependendo apenas dos transistores de efeito de campo de potências empregados.
O sinal lógico de controle deve