academico
1º Passo
Leitura do capítulo 2 do PLT 231 onde o assunto é referente a padronização e convenções em eletricidade
Unidades
Prefixos métricos
Potência de 10
Notação científica
Arredondamento de números
Simbologia gráfica
Diagramas elétricos
2º Passo
O resistor é um dispositivo bastante utilizado em equipamentos elétricos e circuitos eletrônicos, cujas aplicações principais são: geração de calor,limitação da corrente elétrica e produção de queda de tensão.
Seu funcionamento baseia-se na resistência à passagem da corrente elétrica, a qual gera calor por efeito Joule e uma queda de tensão em seus terminais.
A unidade de medida da resistência elétrica é o Ohm , sendo muito empregados seus múltiplos: k e M (que correspondem, respectivamente, a mil ohms e um milhão de ohms). Os resistores podem ser construídos utilizando-se carvão, silício ou ligas metálicas. Resistores de carvão são muito utilizados em eletrônica, enquanto que os de ligas metálicas são utilizados em resistores de potência, reostatos e em aquecedores. Os resistores de silício são construídos no interior de circuitos integrados. Existem 3 tipos de resistores mais utilizados em circuitos eletrônicos:
Resistor de Carvão
São os mais antigos e geralmente os mais baratos, neles os grãos de carvão são misturados com um material de preenchimento e inseridos em um envoltório tubular. Nos primeiros resistores o carvão era misturado com borracha vulcanizada, contudo, hoje utiliza-se um preenchimento cerâmico. O valor da resistência é determinado pela quantidade de carvão adicionada à mistura.
Possuem uma faixa de tolerância maior (10% a 20%), ou seja, o seu valor não pode ser determinado com muita precisão. São mais apropriados para aplicações que envolvem grandes picos de tensão, em relação a outros tipos de resistores.
Resistor de filme metálico São feitos de pequenos bastões de cerâmica revestidos por uma