Academico
Todavia estudou em Aracaju, depois acabou deixando os estudos para trabalhar nas lides do comercio em cujo campo de ação encontrou sua verdadeira vocação profissional.
A uma esuberante casa com estoques variados de tecidos e artigos correlatos que importava nas maiores praças do país e essa sucedeu a razão social, José Barreto de Andrade & CIA.
No dia 21 de setembro de 1919 um dos jornais de época que clamava “A LUTA” do Sr. Emilio Rocha publicou uma nota com o título:
“O PRÉDIO MAIS CHIC E MAIS IMPORTANTE DA NOSSA URBS”
Acaba de ser construído a rua coronel Loiola, o prédio de mais arte que, até hoje, vem de ser construído nessa cidade. É ele de propriedade dos Srs. José Barreto $ Cia e foi construído pelo exímio artista Sr. Pedro Piedade. (Jornal “A LUTA”, Sr. Emilio Rocha 1919). De fato a construção da sede do seu referido estabelecimento comercial é uma prova cabal e evidente de sua grande habilidade como empresário bem sucedido. O prédio também foi palco de alguns eventos sociais como a festividade das bodas de casamento do cavalheiro José Barreto de Andrade com a excelentíssima Sr. Maria Freire de Carvalho ( D. Pequena Freire ).
Por volta da década de 30 o Sr. Josino Barbosa Sobrinho vido da cidade de Pinhão, acabou comprando o prédio de uma família muito influente da época, que era a família Freire, resaltando que foi a mesma família que no ano de 1919 construiu aquele exuberante prédio, a partir daí o Sr. Josino Barbosa Sobrinho estabeleceu seu comércio no ramo de tecidos e chapéus sendo sua principal fonte de renda, tornando-se um comerciante bem sucedido.
A partir de então, o prédio acabou tendo um valor sentimental muito grande para família Barbosa,