Centro de massa e força de atrito
TRABALHO DE FÍSICA
MANAUS
2013
ESCOLA
NOME:
TURMA SALA TURNO
PROFESSORA
CENTRO DE MASSA E FORÇAS DE ATRITO
Trabalho solicitado pela professora Jamile, da disciplina de Física, para obtenção de nota parcial do 3° bimestre.
MANAUS
2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo apresentar o conceito de centro de massa e de forças de atrito. Para que possamos compreender melhor as leis da física, precisamos fazer um estudo mais aprofundado das forças e do centro de massa, que explicam coisas como, por exemplo, porque ao aplicar uma força pequena em um objeto que está em cima de uma mesa, ele não se move, e porque ao jogarmos um pino de boliche, ele exerce um movimento mais complicado do que quando jogamos um objeto esférico.
CENTRO DE MASSA
Os físicos adoram observar fenômenos complicados e descobrir neles alguma ciosa simples e familiar. Eis um exemplo: quando jogamos um machado para cima, o movimento é bem mais complexo do que, por exemplo, o de uma bola. Como cada ponto do machado se move de forma diferente, não pode ser representado como uma partícula única. Entretanto, se examinarmos o movimento mais de perto, verificaremos que existe um ponto especial do machado que descreve a trajetória parabólica, semelhante a percorrida pela bola. Este ponto, chamado centro de massa, fica perto da junção entre o cabo e a lâmina. Podemos localizá-lo equilibrando o machado sobre um dedo estendido, no momento em que o machado ficar em equilíbrio, o centro de massa estará em cima do dedo.
Se o machado fosse arremessado no escuro, com uma pequena lâmpada no centro de massa, a simplicidade do movimento deste ponto seria visível.
A figura a seguir mostra duas partículas de massas e separadas por uma distância d. A posição do centro de massa é definida pela equação O centro de