Academica
São terras férteis situadas na margem dos rios ou na calha dos rios que apresentam meandros fluviais, ocorre normalmente no baixo curso do rio mais desbastado pela erosão e em consequência a energia fluvial é diminuído e os sedimentos são depositados à margem permitindo também o cultivo dessas áreas que durante a enchente são inundadas e na vazante podem ser cultivadas, um exemplo são as áreas de várzea.
2. Comente seu entendimento sobre o ciclo do rio, juventude, maturidade e senilidade.
O ciclo de vida do rio começa desde a nascente ate sua foz, e divide-se em três, o primeiro e conhecido como juventude e quando o rio nasce geralmente numa região de declividade, apresenta velocidade e energia sendo capaz de carregar sedimento de seu leito e vai aprofundando-, na maturidade o rio a declividade e mais suave o rio já não possui a mesma energia e velocidade do principio ainda e capaz de remover sedimento, mas passa a deposita-lo também e por fim a selenidade o rio corre menos força, a declividade e baixa e a velocidade e energia são insuficientes permitindo que poucos sedimentos sejam carregados, os mesmo começa a se acumular no leito e nas margens tornando o leito do rio sinuoso, nesta etapa o rio possui muitos meandros.
3. Como funciona a tríade erosão-transporte-sedimentação na estrutura do relevo.
A erosão é provocada pelas águas dos rios designa-se por erosão fluvial; é provocada pela extração progressiva de materiais do leito e das margens; esses materiais resultaram da alteração de rochas e, pela erosão, são removidos do local onde se encontram. É devida à pressão que a água exerce sobre as saliências do leito e das margens e é principalmente importante em épocas de cheias, em que a velocidade das águas é mais elevada. O poder erosivo de um rio será tanto maior quanto maior for o seu caudal e a inclinação do seu leito, que pode sofrer variações ao longo do percurso. Depois da remoção, os