Academia Via forma
Preencha a planilha do Excel com os dados obtidos no trabalho de campo.
Selecione os itens avaliados no questionário, juntamente com os valores obtidos na tabulação.
Selecione, na barra de menus, a opção de inserir gráfico e escolha o tipo de gráfico que será utilizado.
Insira o gráfico na planilha. Observe que ele pode aparecer sem os valores numéricos.
Caso os valores não estejam aparecendo, leve o cursor próximo á alguma área do gráfico e dê um clique com o botão direito do mouse.
1
22/08/2013
Imediatamente solicite a opção “adicionar rótulos de dados”.
Caso os dados apareçam em números absolutos, transformeos em percentual, através da opção “formatar rótulo de dados”. Após o gráfico pronto, da maneira que você deseja, clique no mesmo e copie a figura.
Abra o Microsoft Word e mande colar a figura de forma
“especial”, como JPEG.
Após a figura colada, selecione com o botão direito do mouse, clicando na figura, a opção de “quebra automática de texto”.
Pronto, agora é só colocar o texto!
Lembre-se: todos os gráficos devem ter o mesmo estilo e tamanho 2
22/08/2013
A elaboração de qualquer tipo de gráfico seguirá o mesmo roteiro. Porém, deve-se lembrar que o gráfico de Pizza é utilizado quando deseja-se perceber a contribuição de cada valor em relação a um total.
O gráfico de barras agrupadas também serve para comparar valores entre categorias e sua confecção segue o mesmo roteiro dos demais gráficos.
Já os gráficos de coluna e de barra são utilizados para comparar valores em diversas categorias. Ele é muito eficiente quando se deseja comparar as dicotomias entre estas categorias.
Porém, quando se deseja comparar a contribuição de cada valor com relação a um total, entre categorias, utiliza-se o gráfico de barras empilhadas
É importante neste tipo de gráfico que a soma dos elementos seja sempre 100%, nem mais nem menos. Ao inserir o gráfico, caso as categorias não