Eric Erikson
R: 60% corresponde a água corpórea total, onde 40% são de líquido intracelular e 20% de líquido extracelular ( líquidos transcelular e intersticial e plasma ).
2) O que faz com que as nossas células percam ou ganhem água? Qual o nome deste fenômeno ?
R: Percam: respiração, suor, fezes e urina. Ganhem: ingestão de água. Osmolaridade plasmática.
3) Quais as funções do rim?
R: Excreção de substâncias em excesso, conservação de nutrientes, regulação do equilíbrio ácido base e produção de glóbulos vermelhos.
4) Explique as estruturas que compõem o néfron .
R: O néfron é composto principalmente por dois componentes: corpúsculo renal ( cápsula glomerular de bowman e glomérulo ) túbulo renal ( túbulos coletor, contorcidos distal e proximal e alça de henle ).
5) O que é o ultrafiltrado? Quais são as suas principais características?
R: É o líquido filtrado do sangue. Contém água e todos os pequenos solutos do sangue e praticamente não contém proteínas nem células sanguíneas .
6) Descreva as características físicas e químicas da barreira de filtração glomerular.
R: Dimensões pequenas, livremente permeável a água, a pequenos solutos e até a pequenas proteínas, não permeável a leucócitos, hemácias e plaquetas, as glicoproteínas são carregadas negativamente e é uma importante barreira para filtração de proteínas plasmáticas.
7) Explique como agem as forças que determinam a filtração glomerular.
R: Pressão capilar- força os líquidos para fora do capilar.
Pressão do líquido intersticial- quando negativa, força os líquidos para fora do capilar e quando positiva, força os líquidos para dentro do capilar.
Pressão coloidosmótica plasmática- tende a causar osmose do liquido para dentro do capilar através da membrana capilar.
Pressão coloidosmóstica do líquido intersticial- tende a causar osmose do líquido para fora do capilar através da membrana capilar.
8) Como o fluxo plasmático renal pode ser alterado