Abstracionismo
História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo III
O Abstracionismo
O abstracionismo passa a predominar na época contemporânea a partir do momento em que o artista não necessita mais ser fiel ao modelo, isto acontece principalmente porque, com a invenção da máquina fotográfica, a arte se volta para a expressão do interior.
A arte abstrata, portanto, não apresenta formas definidas. Trabalha com jogos de luz, sombra, ritmo, cor, harmonia, equilíbrio, linha, ponto e formas geométricas.
A primeira manifestação dessa tendência estética aconteceu em 1910, abrangendo vários movimentos ou escolas: Construtivismo, Grafismo, Geometrismo, Concretismo, Suprematismo, Tachismo, Arte
Metafísica e outros.
O Abstracionismo, até 1945, foi uma arte disciplinada, intelectual, utilizando-se da forma geométrica, da harmonia, da ordem, baseada na razão. Após 1945, o Abstracionismo estendeu-se a quase todos os países, não mais baseado na razão, mas na intuição.
O Abstracionismo instalou-se no Brasil por volta de 1947, com os pintores Antônio Bandeira e Milton Dacosta.
O abstracionismo divide-se em duas tendências: Abstracionismo Lírico e Geométrico.
Abstracionismo Lírico ou Informal:
- Inspirava-se no instinto, no inconsciente e na intuição
- Arte imaginaria ligado ao interior, tem fortes influencias do expressionismo
- Arte não figurativa onde a linha de contorno se sobressaia transformando manchas de cor e linhas em idéias e simbolismos subjetivas.
- Pretende se igualar ou ate superar a música
- Predominam sentimentos e emoções
Seus principais integrantes são Wassily Kandinsky, Franz Marc, August Macke, Paul Klee e Marianne von Werefkin . Wassily Kandinsky foi o mentor deste gênero utilizando cores puras em pinceladas rápidas tensas e violentas.
Abstracionismo Geométrico ou Formal:
- As formas e as cores devem ser organizadas de tal maneira que a composição resultante seja apenas a expressão de uma