ABSTRACIONISMO
Pretendo defender esta arte urbana como sendo algo positivo para as nossas cidades.
Na minha opinião o graffiti é uma expressão de arte, onde se manifesta a criatividade, estimulada por vezes, pela crítica à realidade social ou, simplesmente, pela vontade de "dar mais vida" aos espaços urbanos.
O problema que se verifica na sociedade perante esta manifestação artística é o constante preconceito de comparar o graffiti como sendo vandalismo.
Será impossível resolver este problema?!
Para a resolução deste problema é necessário distinguir as diferenças entre Graffiti e Vandalismo.
Os Graffitis são expressões artísticas que se manifestam através de pinturas murais.
Todos temos de reconhecer que certos muros e paredes velhas das nossas cidades ficaram mais bonitos, pois ganharam cor e quebraram a monotonia das cidades contemporâneas.
Já o vandalismo, considero ser bem diferente.
Além de causar a poluição visual, destrói e muito o património publico e privado das cidades, na medida em que normalmente são escritas assinaturas pessoais ou mesmo declarações de amor.
O facto das pessoas conotarem o graffiti como vandalismo e paredes sujas é um erro, um estigma… É necessária uma mudança de mentalidade e de ver com outros olhos a beleza desta arte urbana.
Ex : mano (de um rapaz que começou por vandalizar, de certa forma, as paredes e agora encontrou o seu caminho e é um artista conhecido a nível mundial)
Enalteceu o grafiti em Portugal. Como?
- juntando vários artistas urbanos de renome para fazerem trabalhos em locais autorizados
- colaborou também com associações (GAU e capaz) que levaram à retirada de miúdos que pegavam numa lata de spray e sujavam tudo por ai e assim incentivaram-nos a demonstrar a sua criatividade em locais apropriados e verem os seus trabalhos valorizados.
Ele é um exemplo de sucesso vindo do graffiti.
Apelo a