turismo
Curso Técnico de Turismo 2011/2014
Turismo rural (Turismo de Habitação)
Soraia Alexandra Filipe Soares Abreu
Mortágua, 07de outubro de 2013
Natureza do Projeto
Este projeto vai ser sem aplicação prática
Descrição do projeto
Este projeto consiste numa reconstrução de uma casa para turismo de habitação, para receber famílias.
A freguesia de Vale de Remígio era chamada de freguesia de S. Mamede, o seu padroeiro.
S. Mamede era o pastor mártir que morreu no ano de 275, em Cesareia da Capadócia. Conta a tradição que este santo fez um altar no deserto para pregar aos animais. Depois de preso, foi lançado às feras que não ousaram tocar-lhe, tendo também escapado milagrosamente de dentro de um forno para onde o lançaram. Acabou por morrer, no entanto, estripado por um tridente.
Segundo a lenda, as terras onde actualmente se situam a Vila de Mortágua e povoados à sua volta permaneceram imersas desde o princípio do mundo até ao tempo dos Mouros.
Os Mouros ao conquistar esta região resolveram drenar a água do lago, tendo aberto uma brecha nas rochas, ao fundo de Vale de Açores.
A baía de Mortágua passava pelos locais onde hoje estão edificadas entre outras, as povoações de Gândara, Póvoa, Povoinha e Vale de Remígio. O repouso prolongado das águas do imenso lago e a sedimentação daí resultante, durante a Época Terciária, favoreceu o nascimento das grandes jazidas argilosas, abundantes nesta zona do concelho.
São muitos os vestígios deixados pelos romanos na freguesia de Vale de Remígio.
Objetivo geral
O meu objetivo geral é fazer com que as pessoas possam ver que o que eu pretendo fazer é completar a aldeia (Vale de Remígio), fazer reviver de novo aquela casa que é um grande monumento desta minha aldeia.
Objetivo específico
O meu objetivo específico é fazer com que esta casa seja conhecida, com que a aldeia seja conhecida através da mesma e também que seja