Absenteísmo e rotatividade
Analisando os dados coletados na empresa SC Confecções foi possível verificar que a mesma apresentou crescimento no seu quadro de pessoal no decorrer de todo ano de 2004, com estabilização no início de 2005, seguido de decréscimo no segundo período deste ano. Observou-se ainda que, tanto a variação no quadro de pessoal, quanto os desligamentos por iniciativa da empresa ou do empregado apresentou uma ligação muito forte com a situação político-econômica vivenciada ao longo do período e que tais situações juntamente com a oferta de emprego maior que a procura, a busca por melhores salários e benefícios desencadearam essa constante variação.
Ao analisar a variação e relevância da rotatividade e absenteísmo em relação ao custo do produto possibilitou-nos visualizar as alterações de percentuais no custo bem como, observar que, quando computados somente os custos com verbas rescisórias, há uma representação porém, quando envolvido os demais elementos de custo, como os processos de recrutamento, seleção, treinamento e demais adicionais ao custo com desligamentos se passa a visualizar novos números e de certa forma surpreendo pela sua relevância no custo do produto.
Quanto ao absenteísmo, percebeu-se uma ligação muito forte com a rotatividade, pois decorrente da apresentação de altos índices de ausências na empresa esta necessita efetuar novas contratações a fim de suprir a falta de mão-de-obra no processo, gerando com isso elevações tanto nos custos acima mencionados como nos custos com salários e encargos. Os índices de absenteísmo, não apresentaram grandes variações, sendo porém verificado sua onerosidade e que mesmo tendo índices estáveis, tem sua relevância na composição do custo.
Em relação à pesquisa realizada com os colaboradores da empresa SC Confecções, nota-se que o nível de satisfação destes no tocante as funções desenvolvidas e relacionamento humano colegas/líderes é aceitável. Porém, quando mencionado a satisfação