Rotatividade e Absenteismo
A rotatividade é usada para definir o volume de pessoas que ingressam e saem da empresa. Ela é expressa por uma relação de admissões e desligamentos com relação ao número médio de participantes em certo período de tempo. Na maioria das vezes, o índice de rotatividade é medido mensalmente ou anualmente para permitir comparações.
É prejudicial para a empresa a rotatividade, pois a cada saída de funcionário, normalmente, segue uma admissão de outro funcionário, e este giro cria um custo alto de mão-de-obra. Portanto, é necessário um índice para medir percentualmente as variações que ocorrem e que estatisticamente poderá fornecer informações de interesse da empresa.
A rotatividade mensal poderá ser obtida pela seguinte fórmula:
(nº de afastamento x 100) : média de empregados = % de rotatividade mensal
Para reduzir este índice, devemos em primeiro lugar, pesquisar as principais causas que podem estar acontecendo internamente na empresa e através dela, diagnosticar cada uma e finalmente atribuir uma solução.
Esse procedimento exige do profissional criatividade, pois encontrará diversos problemas relacionados com área humana, como:
Problemas com chefes x subordinados e vice-versa;
Padrões de salários abaixo do mercado;
Benefícios insuficientes ou mal empregados;
Sociabilidade precária;
Baixa interação entre grupos de trabalho;
Ambiente e clima de trabalho desconfortável;
Política interna de pessoal, mal empregada;
Etc.
Para detectar os respectivos problemas, pode-se utilizar a “Ficha de Entrevista de Desligamento”. As informações serão uteis e capazes de identificar os problemas da empresa.
Absenteísmo
Absenteísmo é uma expressão usada para se referir a atrasos, faltas e saídas antecipadas no trabalho, de maneira justificada ou injustificada. Esse índice é tão importante quanto ao índice de rotatividade, porque ele é o termômetro de ausências no trabalho, ou seja, redução na carga-horária de trabalho.
Portanto, é