Abrindo uma Mercearia
MERCEARIA
FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: terciário
Ramo de Atividade: comércio
Tipo de Negócio: mercearia
Produtos Ofertados/Produzidos: alimentos em geral, grãos, farináceos, laticínios, produtos de higiene e limpeza, verduras, legumes, frutas, bebidas, etc.
Investimento inicial: R$ 70 mil
Área : 80 m²
APRESENTAÇÃO
Gêneros de primeira necessidade, como leite, pão, frios, arroz e feijão compõem o carro-chefe das mercearias. Além de gêneros alimentícios, esses estabelecimentos costumam oferecer também produtos de higiene pessoal e limpeza, como sabão em pó, guardanapos, detergentes, sabonetes e papel higiênico.
Estabelecimento antigo e tradicional no mercado de alimentos e suprimento de pequenas urgências domésticas, a mercearia é um tipo de comércio que atende, basicamente, aos moradores das redondezas de determinado bairro. Todos usam a mercearia para repor, em pequenas quantidades, itens em falta na despensa ou para compras de emergência.
MERCADO
Com o advento da globalização, grandes supermercadistas internacionais vieram para o Brasil provocando o acirramento da disputa entre as grandes redes nacionais de varejo. Todavia, o acontecimento não afetou a mercearia de bairro, que continua tendo espaço para sobreviver no mercado.
Geograficamente, o país é muito grande e isto contribui para que nenhuma empresa consiga dominar sozinha o mercado, abrindo assim, espaço para todos. Porém, uma concorrência que está começando a se manifestar nesse nicho de mercado, é a de vendas em domicílio. A concorrência direta, entre mercearias, é grande.
Uma boa sugestão na definição do rumo que seu empreendimento vai tomar é encontrar um nicho. É importante especializar-se e, claro, não descuidar das outras competências da gestão.
Conhecer as características dos seus futuros clientes, porque preferem comprar tais produtos, quando fazem suas compras e quais são suas tendências de consumo são avaliações essenciais para o sucesso do seu empreendimento.
Na vida, a gente