Aborígenes
Os aborígenes australianos descendem dos povos indo-asiáticos que se locomoveram de ilha em ilha no período de glaciação quando as águas estavam retidas nos pólos, fazendo com que a área de terras emersas aumentasse facilitando a passagem do que hoje compreendem os arquipélagos da Oceania e sudeste asiático.
Após fixarem-se na Austrália e em algumas ilhas da Oceania e Ásia houve o processo de degelo, há 10 mil anos atrás, fazendo com que os mares voltassem ao nível normal, parecido com o que temos hoje, e exilando os aborígenes do resto do mundo até o século XVIII.
Com a chegada do explorador James Cook a “grande ilha da Oceania” que na época foi chamada de novíssimo mundo. Com o inicio das disputas territoriais entre os habitantes nativos e o homem branco levou a quase extinção das comunidades aborígenes junto com as epidemias trazidas pelos europeus, que, pela falta de anticorpos. Quando os ingleses chegaram com o objetivo de colonizar a ilha, encontraram 400 mil aborígenes que se subdividiam em 500 grupos que podiam ter de 100 a 1.500 membros, e falavam 200 dialetos diferentes. Após a dizimação restaram poucos nativos australianos que hoje representam 1% da população, que, por sofrerem de preconceito, tornaram-se parte da porcentagem da população que se encontra na pobreza, sendo que muitos estão em prisões ou mendigando nas ruas das grandes cidades da Austrália.
O estabelecimento da Austrália como pais fez com que os aborígenes fossem excluídos com um sistema similar ao do apartheid da África do Sul. Os aborígenes eram mobilizados até retiros onde eram catequizados. Com a catequização perderam suas características aborígenes e se tornaram cidadãos de acordo com o conceito inglês.
ABORÍGENES
ORIGEM
Aborígenes são os descendentes dos mais antigos habitantes conhecidos de uma região. A palavra vem da expressão latina ab origine, que significa do começo. Refere-se particularmente aos australianos cujos ancestrais foram os primeiros