RESENHA SOBRE O FILME ONDE SONHAM AS FORMIGAS VERDES
1141 palavras
5 páginas
O filme “Onde Sonham as Formigas Verdes” com a produção de Werner Herzog no ano de 83 traz uma retratação de uma questão de autoridade, isto é, de uma diferença entre culturas. Esta historia ocorre em uma área deserta coberta por formigueiros nas terras australianas onde é alvo de uma companhia de mineração por conter reserva mineral de urânio no subsolo, porém a terra é defendida por um grupo de povos aborígenes que viviam no local há muito tempo. O começo de tudo é com a contratação do geólogo Hacket pela companhia para fazer o mapeamento do subsolo do local e assim dar inicio as explosões para retirada do minério. Trabalho esse dificultado pelos moradores do local os aborígenes que acreditam que ali sonham as formigas verdes e com a perfuração e explosões perturbarão o sonho delas acarretando a destruição da humanidade.
Diante deste contexto já podemos perceber o conflitos entre culturas, de um lado um grupo que almeja a continuação e modernização da sociedade ambicionada pelo lucro de uma possível exploração de urânio, do outro lado um grupo que busca a harmonia com a natureza e a preservação dos ensinamentos de seus antepassados.
Na área da Antropologia agregando o filme aos textos para ter um melhor entendimento a essa ciência, Laplantine (1998, p. 21) ele coloca que: Aquilo que tornávamos por natural em nos mesmos é de fato, cultural; aquilo que era evidente é infinitamente problemático. De fato, presos a uma única cultura, somos não apenas cegos à dos outros, mas míopes quando se trata da nossa.
É o que ocorre no filme haja vista que o grupo da companhia se detém ao seu modo moderno de enxergar as coisas, ignorando assim o comportamento dos aborígenes. Da mesmo forma os aborígenes são tão centrados na sua cultura que não entendem os motivos desta sociedade industrial se apossar das terras em que eles vivem há muito tempo para esburacar a procura de minério.
A antropóloga é o estudo do