Aborto
LEILA CRISTINA DE BRITO LOPES
ABORTO
ASPECTOS ÉTICOS, LEGAIS & SOCIAIS.
Mindelo,03 de Abril de 2014
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
LICENCIATURA EM ENFERMAGEM
ANO LECTIVO 2013/2014
LEILA CRISTINA DE BRITO LOPES
ABORTO
ASPECTOS ÉTICOS, LEGAIS & SOCIAIS.
Inserido na unidade curricular de Bioética
Sob orientação da Profª. Isabel Campos
Mindelo, 03 de Abril de 2014
SIGLAS
IVG – Interrupção voluntária da gravidez
PS – Partido Socialista
INTRODUÇÃO
Este trabalho enquadra-se na unidade curricular de Bioética, alusivo ao 2º semestre do 4º ano, do Curso de Licenciatura em Enfermagem, da Universidade de Cabo Verde.
Tem como objectivo geral, uma reflexão sobre as diversas controvérsias, que envolvem o Aborto (IVG), nomeadamente as questões éticas, legais e sociais.
A palavra “aborto” vem do latim abortus, étimo que transmite a ideia de privação do nascimento (Pinto, 2003).
Uma outra definição para o aborto e “o produto conceptual eliminado” e o abortamento “e a interrupção da gravidez antes de 20 semanas de sua evolução, ou quando o produto conceptual eliminado pesa 500 gr ou menos” (Bastos, 1991).
A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa bibliográfica, através de bases de dados (Google academico, Scielo e Lilacs).
Encontra-se estruturado em partes esenciais, primeiramente, encontra-se o conceito de vida; seguidamente, uma abordagem das questões legais do aborto em função de alguns países (Cabo Verde, Portugal e Brasil); sucessivelmente, encontra-se, o aborto: da norma moral no direito; os princípios morais da saúde pública e o aborto; o aspecto económico; aspecto religioso, uma breve discussão e por