aborto
por Leonardo Leite
Aborto é a interrupção da gravidez pela morte do feto ou embrião, junto com os anexos ovulares durante qualquer momento da etapa que vai desde a fecundação até o momento prévio ao nascimento.O aborto pode ser classificado em espontâneo ou provocado.
Aborto espontâneo Ocorre quando uma gravidez que parecia estar desenvolvendo-se normalmente termina de maneira involuntária, ou seja, quando a morte é produto de acidente, alguma anomalia ou disfunção não prevista nem desejada pela mãe. O aborto espontâneo é quando a perda do embrião se da antes do 5º mês de gestação, quando o feto não está em condições de sobreviver fora do útero materno. As maiorias dos abortos espontâneos ocorrem durante o primeiro trimestre, diga-se, nas primeiras 12 semanas. Existem dois tipos de aborto espontâneo: o aborto iminente e o inevitável.
O aborto iminente é uma ameaça de aborto. A mulher tem um leve sangramento seguido de dores nas costas e outras parecidas com as cólicas menstruais.
O aborto inevitável É quando se tem a dilatação do útero para expulsão do conteúdo seguido de fortes dores e hemorragia. O aborto inevitável é dividido em três tipos: o IMCOMPLETO que é quando ocorre depois da saída dos coágulos a saída restante do conteúdo antes de 10 semanas, o COMPLETO que é quando as dores e cãibras se juntam, o embrião ou o resultado da concepção saem completamente do útero, e o PEREDIDO que é quando existe uma morte embrionária e não existe uma expulsão do útero
Causas :
A causa do aborto espontâneo no primeiro trimestre mais comum é uma anomalia cromossômica no feto. A maioria das anomalias