Abordagens Teoricas da educação
LETRAS – PORTUGUÊS (SEMIPRESENCIAL)
POLO: BARBALHA
TUTOR: ROSÂNGELA RODRIGUES DOS SANTOS
DISCENTE: MÁRCIA DO NASCIMENTO LEANDRO
DATA: 27/03/2014
ATIVIDADE DE PORTFÓLIO
Ler os textos de Antônio Gramsci, Emile Durkheim e Marx-Engels e, com base em suas análises, formular duas questões:
(a) Uma em torno das ideias de Pierre Bourdie;
Qual o conceito de “capital cultural” e “capital social” de acordo com a afirmação de Pierre Bourdieu? O mesmo usou desses conceitos para explicar as relações sociais nas sociedades capitalistas, digamos assim, no paralelo, dos conceitos econômicos que explicam a reprodução do capital nestas sociedades.
R-O conceito de capital cultural foi formulado para explicar a ocorrência das desigualdades de desempenho escolar de crianças oriundas de diferentes classes sociais, relacionando o sucesso escolar, ou melhor, os benefícios específicos que as crianças das diferentes classes podem obter no mercado escolar, com a distribuição desse capital específico entre as classes ou frações de classe. O capital cultural se apresenta sobre três formas: Incorporado, Objetivado, Institucionalizado. Já o conceito de Capital Social refere-se ao conjunto de recursos (atuais ou potenciais) que estão ligados a posse de uma rede durável de relações mais ou menos institucionalizadas, em que os agentes se reconhecem como pares ou como vinculados a determinados grupos.
b) Outra em torno das ideias dos pedagogos soviéticos da Escola-Comuna.
“Dizia-se que na escola comuna, os estudantes não estavam sendo preparados para a vida (para quando crescerem), mas que estavam vivendo naquele momento, sua (grande) vida. Não se tratava, portanto, apenas de introduzir conteúdo critico como costumamos fazer ente nós, mas de criar uma nova relação entre trabalho e ensino, ou melhor, entre a teoria e a prática”. Mediante essa afirmação, a experiência da escola comuna baseou-se em três princípios que foram