Abordagens Teóricas da Educação
SISTEMA DE ESTRATÉGIAS DE REPRODUÇÃO, segundo Pierre Bourdieu, onde ele definiu as estratégias da seguinte forma:
ESTRATÉGIAS DE FECUNDIDADE => limitando-se o número de filhos, realizando-se o casamento tardio ou até adotando o celibato, como formas de reduzir o total de pretendentes ao patrimônio.
ESTRATÉGIAS SUCESSIVAS => que têm a finalidade de transmitir o patrimônio de uma geração a outra, com a menor possibilidade de degradação
ESTRATÉGIAS MATRIMONIAIS => realizadas para assegurar a reprodução biológica do grupo, tratando-se de evitar o “casamento desigual” e de prover a manutenção do patrimônio material e social, por meio da aliança com um grupo equivalente.
ESTRATÉGIAS IDEOLÓGICAS => que visam legitimar os privilégios, naturalizando-os.
ESTRATÉGIAS ECONÔMICAS => de investimento, de acesso ao crédito etc
ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS => que consciente ou inconscientemente, são investimentos de longo prazo que, em geral, não são percebidas como tais pelos agentes.
Bourdien, a sua importância para a educação.
"A grande contribuição da Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu foi, sem dúvida, a de ter fornecido as bases para um rompimento frontal com a ideologia do dom e com a noção moralmente carregada de mérito pessoal. A partir de Bourdieu, tornou-se praticamente impossível analisar as desigualdades escolares, simplesmente, como frutos das diferenças naturais entre os indivíduos.
As limitações dessa abordagem, no entanto, se revelam sempre que se busca a compreensão de casos particulares (famílias, indivíduos, escolas e professores concretos). Bourdieu nos forneceu um importante quadro macrossociológico de análise das relações entre o sistema de ensino e a estrutura social. Esse quadro precisa, no entanto, ser completado e aperfeiçoado por analises mais detalhadas. Faz-se necessário, em especial, um estudo mais minucioso dos processos concretos de constituição e utilização do habitus familiar, bem como uma análise mais fina das