Abordagens Adm
Clássica e Científica – a clássica apresentava ênfase na estrutura com Fayol e a científica ênfase nas tarefas com Taylor. Nesse contexto surgiu o Fordismo, ou seja, o modelo de produção em massa através de linha de produção que não exigia qualificação de pessoal reduzindo custos e aumentando produtividade. A aplicação prática deste modelo pode ser observada nas grandes indústrias, como automotiva, alimentícia entre outras.
Comportamental ou Humanística- apresentava ênfase nas pessoas, o homem e seu bem-estar é o foco principal na organização. Conceitos como liderança, motivação em equipe, comunicação organizacional, passou a ter importância na conquista de produtividade. Destaque para a Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow. A aplicação prática deste modelo pode ser observada através da implantação dos departamentos de RH nas organizações, bem como suas aplicações como treinamentos, verificação das condições de trabalho, segurança entre outras.
Neoclássica – A ênfase encontra-se nos objetivos, no foco de resultados, na própria prática da administração. É a redenção da Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada às organizações de hoje. Valoriza o papel do administrador e se baseia no cumprimento dos objetivos. Destaque para Peter F. Drucker. A aplicação prática deste modelo pode ser observada nas organizações através da busca da eficácia, enquanto alcance de resultados, encabeçada pelo administrador.
Contingencial- apresenta a ênfase no ambiente e posteriormente também na tecnologia. Defende que cada organização moldará seu próprio modelo de administração de acordo com às necessidades operacionais e seus recursos. A aplicação prática deste modelo pode ser observada na maioria das micro e pequenas empresas, que são administradas dentro das possibilidades de cada uma.
Desenvolvimento