Abordagens Adm
Desenvolvida por Henry Fayol (1841-1925), a Teoria Clássica da Administração enfatiza a estrutura da organização.
Fayol demonstrou que, com cientificidade e aplicação de métodos adequados de gerência, os resultados desejados podem ser alcançados.
Com experiência como administrador em uma empresa que se encontrava em situação difícil, a Compagnie Commantry Fourchambault Et Decazeville, Fayol obteve êxito e estabeleceu os elementos para uma gerência de resultados. (CHIAVENATO, 1993),
Prever: visualizar o futuro e traçar o programa de ação.
- Organizar: constituir o duplo organismo material e social da empresa.
- Comandar: dirigir e orientar o pessoal.
- Coordenar: ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos.
- Controlar: verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas. (CHIAVENATO, 1993).
Estes elementos constituem o processo para o trabalho de um bom administrador, que deve ser planejado e garantir os cinco passos descritos acima. Interessante quando Fayol destaca que “[...] tanto o diretor, o gerente, o chefe, o supervisor, como o encarregado – cada qual em seu nível – desempenham atividades de previsão, organização, comando, coordenação e controle, como atividades administrativas essenciais”. (CHIAVENATO, 1993).
Fica evidente a abrangência da função administrativa na empresa. Cada posto tem sua organização garantida pelos cinco passos. Porém vale ressaltar que a direção geral da empresa, deve seguir os cinco passos e ainda garantir os objetivos da empresa com vistas no que produz e na comercialização do produto.
Com isto, propõe a diferenciação entre a ação de dirigir e de administrar.
O administrar é inerente a qualquer função dentro de uma empresa; rege-se por princípios universais e aplicáveis a qualquer organização. O dirigir deve seguir os princípios da administração