abordagem sistémica
Modelos Humanistas, Comportamentalistas e Sistémicos
Abordagem Sistémica no confronto de gerações
Resumo: Numa sociedade que se encontra cada vez mais envelhecida pelo aumento da esperança média de vida, abordaremos o modelo Sistémico Estrutural e Sistémico Estratégico, numa visão mais direcionada para o impacto que um idoso dependente tem nas diversas dinâmicas do núcleo familiar. O presente trabalho envolve a explicação sobre os modelos, os idosos em geral, e um caso prático, onde se identificam conflitos e se procuram hipóteses de resolução para cada problema que surge em cada área do seio familiar. Pretendemos também deixar claro como atua cada modelo, e por esse motivo vamos abordar cada problemática através das duas intervenções, exemplificando assim cada uma delas. Falaremos ainda de alguns dos autores importantes nestas áreas de intervenções.
Palavras-chaves: Sistémico Estrutural; Sistémico Estratégico; idoso; família; dependência; Autores;
Realização de : Inês Costa (inescarvalhosilvadacosta@gmail.com) Gabriella Beltrão( gabriella_benicio@hotmail.com) Mafalda Serra (mafalda.serra@hotmail.com) Carina Ribeiro (scardcaptor@hotmail.com)
Ao cuidado de : Prof. Doutora Liliana Faria
Índice
Modelos Sistémicos: Estratégico e Estrutural
.Existem três modelos sistémicos , porém o caso a trabalhar será apenas baseado no estratégico e no estrutural. O Modelo Estratégico é assim chamado porque cabe ao terapeuta construir novas estratégias de mudança no sistema. Ou seja, ele tem que conseguir fazer uma mudança de interações específicas de modo a conseguir manter o bom ambiente no sistema. O terapeuta tem a autoridade de dar novas indicações para novas trocas de comunicação. Este modelo é constituído pela escola de Palo Alto e a escola de Milão. A Escola Palo Alto é caracterizada pela terapia familiar e um dos psicólogos mais relevantes neste modelo é Jay Haley. Para este psicólogo o sistema familiar é