Abordagem Sistemica da Administração
A abordagem sistêmica é uma metodologia que busca conjugar conceitos de diversas ciências a respeito de um determinado objeto de pesquisa.
O primeiro autor a desenvolver essas ideias foi Norbert Wiener (1864-
(1964). Wiener foi o matemático, pesquisador do Instituto de tecnologia de Massachusetts e trabalhou na criação de mísseis dirigidos. A partir deste trabalho, aprofundou seu interesse pela manipulação de informações, no seu livro relata o resultado de seu estudo sobre controle e comunicação no animal e na máquina, além de detectar uma analogia entre máquinas e o cérebro e sistema nervoso do homem. Os trabalhos iniciais de Wainer sobre computadores e neurologia levaram- no a estudar padrões de comportamento de controle que ele acreditava serem significativos. Em seu livro ele define a cibernética como o estudo da regulação e controle em sistemas, com ênfase sobre a natureza do feedback. Além disso, a cibernética trata dos métodos pelos quais os sistemas e seus subsistemas utilizam o seu próprio output para aferir o efeito e realizar os ajustamentos necessários. O processo fundamental de output, feedback e ajustamento é o tema central da cibernética.
Cibernética é a ciência da comunicação e do controle, no animal e na máquina. A comunicação é que torna os sistemas integrados e coerentes e o controle é que regula o seu comportamento. Mas é Anthony Stafford Beer, um inglês excêntrico, nascido 1926, quem transforma a cibernética em instrumento prático da Administração. Ele definiu a cibernética como a ciência da organização eficaz, sua tese fundamental postula que as organizações são como pessoas; têm um “cérebro” e um sistema nervoso central. Segundo o autor, muitos dos problemas empresariais repousam na incompreensão clara de como seus sistemas funcionam. Assim, a raiz do problema está na maneira pela qual os sistemas se criam dentro das organizações. E a melhor forma de entender como uma