Abordagem sistêmica da administração
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 ANALISE ORGANIZACIONAL DE UMA EMPRESA DE VESTUÁRIO ................5
3 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
INTRODUÇÃO
No trabalho que será apresentado a seguir, teremos noções básicas sobre abordagem sistêmica da administração. Sendo realizada uma analise em uma empresa de vestuários para saber de que forma os sistemas funcionam em uma organização, mostrando todo o processo organizacional, apresentando problemáticas, indicações e implementações de alternativas e soluções.
DESENVOLVIMENTO
A abordagem sistêmica da administração baseia-se na teoria geral dos sistemas. Ludwig Von Bertalanffy é reconhecido como o fundador da teoria geral dos sistemas. A principal premissa dessa teoria diz que, para compreender totalmente o funcionamento de uma entidade, esta deve ser vista como um sistema.
Sistema é a conjunção de todos os elementos que compõem uma unidade de valor individual. Outra definição de sistema é a de um conjunto de elementos, interagentes e interdependentes, cada qual com sua função especifica, que trabalham em sintonia para atingir determinado objetivo comum. (RIBEIRO, 2004,p.110)
Todo sistema deve possuir quatro características básicas: elementos; relação entre elementos; objetivo comum e ambiente:
Elementos ou componentes dos sistemas: • Entrada (input): o que de fora, do exterior, podem ser informações, energia ou materiais. • Processamentos (throughput): a organização deverá ter um certo tipo de estrutura que permita transformar as entradas (input) recebidas em algo desejável e esperado. • Saídas (output): aquilo que será exportado para o ambiente, podem ser bens, serviços, informações e outros. • Retroação (feedback): retorno que será recebido do ambiente. Analisando este sistema podemos compreender que as organizações são sistemas abertos – isto é que interage com seu meio.
Pensar na