Abordagem sistemica da administracaõ
ABORDAGEM SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO
Manaus-AM
2012
Carlos Henrique Alvez
Eriton Oliveira
Ezany Gonçalves Cardoso
Joabe Guerra
Moisés Monteiro Viana
ABORDAGEM SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO
Trabalho solicitado pelo professor Ewller Arse para a obtenção da nota parcial da disciplina Administração para Engenharia do curso de Engenharia Civil.
Manaus-AM
2012
INTRODUÇÃO A abordagem sistêmica da administração, tem sua origem a partir dos estudos do biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy, que elaborou uma teoria interdisciplinar, capaz de transcender os problemas específicos de cada ciência. Este feito possibilitou que princípios e modelos gerais pudessem permitir a utilização das descobertas de uma ciência por outras. Os campos da física, química, biologia, psicologia, sociologia e outros foram profundamente afetados pela perspectiva da abordagem sistêmica.
Essa teoria foi, pelo autor, denominada Teoria Geral dos Sistemas e permitiu, pela interdisciplinaridade, demonstrar o isomorfismo entre as ciências, de modo a possibilitar a aproximação entre as fronteiras de cada uma, inclusive preenchendo os chamados espaços vazios ou brancos entre as mesmas. A dimensão totalizante desta teoria baseia-se na dependência recíproca de todas as disciplinas e na necessidade de sua integração. Dessa forma, todas as ciências passam a poder tratar seus objetos de estudo como sistemas e assim também a administração.
A administração, até então sob abordagem clássica, era influenciada pelos princípios do reducionismo (crença de que todas as coisas podem ser decompostas em elementos simples, constituindo as unidades indivisíveis), do pensamento analítico (a análise consiste em decompor as partes em partes mais simples, independentes e indivisíveis, que são mais facilmente solucionadas ou explicadas e que posteriormente agregadas, explica-se o todo) e do mecanicismo ( baseado na relação