Abordagem sistêmica da administração
Engenharia de Produção - 2º semestre
Abordagem Sistêmica da Administração
Tecnologia da Informação e Administração
ABORDAGEM SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO
Com os princípios do expansionismo, pensamento sintético e teleologia, a Teoria Geral de Sistemas (TGS), permitiu o surgimento da Cibernética e desaguou na Teoria Geral da Administração (TGA), redimensionando totalmente suas concepções, foi uma verdadeira revolução no pensamento administrativo.
A Abordagem Sistêmica está mais interessada em juntar as coisas do que em separá-las, por isso, sua visão é focada no todo e não mais nos elementos fundamentais.
Três teorias são fruto da TGS: Tecnologia da informação e Administração; Teoria Matemática da Administração e Teoria de Sistemas.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO
Cibernética é a ciência da comunicação e do controle, seja no animal (homem, seres vivos), seja na máquina e foi criada por Norbert Wiener entre 1943 e 1947. A Cibernética compreende os processos e sistemas de transformação da informação e sua concretização em processos físicos, fisiológicos, psicológicos etc. A origem da Cibernética surgiu como uma ciência interdisciplinar para relacionar todas as ciências.
O campo de estudos da Cibernética são os sistemas. Sistema (do grego: Sun = com e istemi = colocar junto) “é um conjunto de elementos que estão dinamicamente relacionados, formando uma atividade para atingir um objetivo, operando sobre dados/energia/matéria para fornecer informação/energia/matéria”.
Modelos: Físicos ou matemáticos são fundamentais para compreensão dos sistemas.
Principais Conceitos de Sistemas:
Conceito de entrada (Input):
• Informação: é tudo o que permite reduzir a incerteza a respeito de algo. • Energia: é a capacidade utilizada para movimentar e dinamizar o sistema, fazendo-o