John locke
John Locke nasceu na região sudoeste da Inglaterra em agosto de 1632, vindo a falecer em 1704. Locke atuou nos campos de medicina, filosofia, política, teologia e anatomia. Sua família era da linha puritana da religião anglicana.Locke lutou ao lado dos parlamentaristas na guerra civil e por ela foi influenciado.
O período da infância e adolescência de Locke corresponde à fase ascendente da nova filosofia que culminou no Iluminismo. As descobertas de Galileu se tornam conhecidas, e aparecem as primeiras publicações de Hobbes e Descartes. É também o período da guerra civil, uma fase de tensão para sua família, porque o pai de Locke lutou contra a monarquia, como capitão de cavalaria.
Contexto histórico
Na Inglaterra, o liberalismo se consolida em 1688, com a chamada Revolução gloriosa, que foi a vitória do Parlamento:
A restauração no trono da Inglaterra dos Stuarts (Carlos II e Jaime II) não significou a volta ao absolutismo e sim a afirmação do Parlamento como a principal força política da nação.
Carlos II (1660-1685) submeteu-se às limitações do poder real impostas pelo Parlamento, com o qual conviveu em harmonia até quase o final de seu governo. Em 1679, votou-se a importante lei do "Hábeas Corpus" (hoje adotada por todos os países democráticos), que protegia o cidadão das prisões e detenções arbitrárias, constituindo valioso instrumento de garantia à liberdade individual.
Seu sucessor Jaime II (168 -1688) pretendeu restabelecer o Catolicismo, contra os interesses da maioria protestante, desafiando o Parlamento. Foi deposto por um golpe de Estado, na "Revolução Gloriosa" (1688-1689), assim chamada porque ocorreu sem os derramamentos de sangue e sem os radicalismos da Revolução Puritana, da qual pode ser considerada um complemento.
A Coroa foi entregue ao príncipe holandês e protestante, Guilherme de Orange, genro de Jaime II. Em 1689, o Parlamento aprovou e o Rei sancionou o "Bill ofRights" ou "Declaração de Direitos". Essa lei limitou