abordagem sistematica
Tecnologia da Informação e Administração
A tecnologia sempre influenciou o funcionamento das organizações a partir da Revolução Industrial. Esta foi o resultado da aplicação da tecnologia da força motriz do vapor na produção e que logo substituiu o esforço humano, permitindo o aparecimento das fábricas e indústrias. No final do século XVlll, a invenção da máquina de escrever foi o primeiro passo para a aceleração do processo produtivo nos escritórios. A invenção do telefone, permitiu a expansão e a descentralização das organizações rumo a novos e diferentes mercados. O navio, o automóvel e o avião proporcionaram uma expansão sem precedentes nos negócios mundiais. O desenvolvimento tecnológico constitui a plataforma básica que impulsionou o desenvolvimento das organizações e permitiu a consolidação da globalização. Mais foi a invenção do computador, que permitiu as atuais características de automatização e automação das organizações. Sem o computador, não haveria a possibilidade de administrar grandes organizações com uma variedade incrível de produtos, processos, materiais, clientes, fornecedores e pessoas envolvidas. O computador permitiu a possibilidade de lidar com grandes números e negócios simultaneamente a um custo mais baixo e com maior rapidez e absoluta confiabilidade.
Conceito de Cibernética
Cibernética é a ciência da comunicação e do controle do animal (homem, seres vivos) e na máquina. A comunicação torna os sistemas integrados e coerentes, e o controle regula o seu comportamento. A cibernética é uma ciência interdisciplinar que oferece sistemas de organização e de processamento de informações e controles que auxiliam as demais ciências.
Principais Conceitos Proporcionais pela Cibernética
Os conceitos desenvolvidos na Cibernética são amplamente utilizados na teoria administrativa. As nações de sistema, retroação, homeostasia, comunicação, autocontrole etc. fazem parte integrante da linguagem