agronegocio
a) Manganês: sulfato manganoso,quelato de mangnes,carbonato de manganês,FTE com manganês.
b) Molibdênio:molibdato de amônio, molibdato de sódio,acido molibdico.
c) Zinco:sulfatos de zinco,oxido de zinco,carbonato de zinco, FTE com zinco,quelatos de zinco.
d) Boro:bórax,pentaborato de sódio,acidoborico.
1. Quais as finalidades de uma análise química do solo?
A análise de solos é indispensável para a definição de quantidades adequadas de corretivos e fertilizantes visando o pleno atendimento das exigências das plantas. É o único método que permite, antes do plantio, conhecer a capacidade de um determinado solo suprir nutrientes para as plantas. É a forma mais simples, econômica e eficiente de diagnose da fertilidade da terra constitui base imprescindível para a recomendação de quantidades adequadas de corretivos e fertilizantes para aumentar a produtividade das culturas e, como conseqüência a produção e a lucratividade das lavouras.
2. Comente os sintomas de deficiência dos seguintes elementos:
a) Ca: clorose internerval das folhas mais novas;crescimento de forma irregular das folhas;morte de tecidos do caule e pecíolo das folhas e queda prematura de flores,morte dos óvulos e mal desenvolvimento das sementes
b) Mg:folhas mais velhas: cor amarelada, bronzeada ou avermelhada,enquanto as nervuras das folhas permanecem verdes.
c) Fe:presença do verde muito claro nas folhas,com estreita faixa verde ao redor das nervuras,inicialmente nas folhas mais novas.Folhas com aparência de vidro,transparentes e retorcidas.
d) Zn: a deficiência de zinco afeta o crescimento de ramos e de folhas,havendo formação de internódios curtos,com aparecimento de folhas miúdas na extremidade dos ramos.
e) Mn: diminuição da fotossíntese e da produtividade,aparecendo manchas cloroticas entre as nervuras das folhas superiores,permanecendo as nervuras e uma parte do tecido ao redor delas com coloração verde,acentuando a deficiência,a clorose