Voleibol Uma abordagem sistemática à história e as regras
Matheus de Paiva e Bolivar Jacovozzi
Voleibol
Uma abordagem sistemática à história e as regras
Barra do Garças
2014
Introdução O trabalho a seguir tem por objetivo a sistematização e organização a cerca dos conhecimentos sobre o voleibol, com o intuito de melhor fixação.
Desenvolvimento
O trabalho divide-se em duas partes: a primeira contendo a história do esporte, possibilitando uma melhor inserção no contexto sociocultural da época, e auxiliando na revisão de conceitos, e a segunda, contendo as principais regras, de modo que o leitor possa estar inserido no meio culto do esporte, aumentando sua capacidade de julgamento.
Parte I O voleibol ou vôlei é um esporte situado em uma quadra (mais informações a seguir) dividida por uma rede, é jogado por times, cada qual com seis jogadores, tendo como principal objetivo a obtenção de pontos, de modo que se consegue um ponto quando a bola passa por cima da rede e acerta o chão da quadra adversária ou quando a equipe adversária comete algum erro. Seu órgão regulador é a FIVB. O voleibol foi criado por William George Morgan em 9 de fevereiro de 1895, nos EUA. Morgan era diretor de educação física da ACM, seu principal objetivo era a estruturação de um esporte no qual o contato entre os participantes seria mínimo, buscando, portanto, um menor índice de lesões, de fato, o voleibol é um dos esportes com o menor índice de fraturas. No início era conhecido como Mintonette e era um esporte improvisado, com a bola sendo a câmara de ar da bola do basquete e a rede, a mesma do tênis. Teve sua primeira estruturação oficial em 1947, com a criação da Federação Internacional de Voleibol, FIVB. Outras datas importantes foram:
- 1949 - realizado o primeiro campeonato mundial masculino na Tchecoslováquia (foi vencido pela Rússia)
- 1951 – realizado o