Relatório experimental de Mecânica dos Fluidos
CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS
Graduação em Engenharia Química
RELATÓRIO EXPERIMENTAL DE MECÂNICA DOS FLUIDOS
Emanuel Pereira da Silva
Recife – 2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Medidores de vazão, medidores de perda de carga e equipamentos para medir temperatura são de extrema importância na indústria, e consequentemente faz-se necessário o conhecimento dos mesmos pelos engenheiros. O presente relatório tem como objetivo analisar os instrumentos utilizados em cada prática, apresentar os resultados obtidos em todas as práticas e discuti-los. Ao todo, realizaram-se seis práticas que serão detalhadas adiante.
Rotâmetros são medidores de vazão de flutuador, e indicam diretamente a vazão de líquidos e gases (FOX et al., 2006). Os dois primeiros experimentos foram feitos com o intuito de medir a vazão de líquidos e gases, respectivamente. No primeiro, comparou-se a vazão indicada pelo rotâmetro e a medida manualmente, utilizando água da torneira. No segundo, através de uma bomba de ar comprimido, comparou-se a vazão indicado também calculada e a fornecida pelo rotâmetro.
No terceiro experimento, mediu-se a vazão do líquido quando usando-se uma bomba peristáltica, ou seja, uma bomba de deslocamento positivo. Através de medidas manuais, comparou-se a vazão do líquido e a rotação da bomba. Para esses três primeiros experimentos acima, foram feitas três medidas para cada ponto, com o intuito de diminuir o erro aleatório que pode surgir nas medidas.
No quarto experimento, através de dois béqueres com temperaturas diferentes, utilizou-se um termopar para medir a temperatura e a corrente (consequentemente a ddp) entre as duas juntas, com temperaturas diferentes. Na análise dos resultados para esses experimentos, utilizaram-se dados de dois outros grupos, a fim de comparar e discutir o que foi obtido.
O quinto experimento foi apenas teórico, com a finalidade de calcular