Relatório de fenômenos de transporte - manometria
Laboratório de Fenômenos de Transporte I Aula 02
MANOMETRIA
Coronel Fabriciano/MG Agosto/2012 [pic] Centro Universitário do Leste de Minas Gerais
Aula 02: MANOMETRIA
Relatório referente às exigências da disciplina de Fenômenos de Transporte I do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.
Grupo: Ana Paula Carvalho Rafael de Oliveira Silva Philipe Vaz de Sousa Sabrina Ayres Klipel Wilker Amorim de Souza
Professor (a): Marcelo
Coronel Fabriciano/MG Agosto/2012 SUMÁRIO
INTRODUÇÃO TEÓRICA 04 OBJETIVOS 06 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 07 Materiais utilizados 07 Descrição do procedimento 07 RESULTADOS E DISCUSSÕES 08 CONCLUSÃO 08 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 09
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Os manômetros são instrumentos de medida que permitem determinar uma diferença de pressão entre dois pontos num escoamento de um determinado fluido. Como se sabe este diferencial de pressão é medido pelo desnível de alturas do líquido existente no manômetro (líquido manométrico) nos dois pontos do mesmo.
Manômetro em U: Este tipo de manômetro possui séculos de existência, ele é um manômetro de coluna líquida. Este manômetro contém um tubo em forma de U, no qual se coloca uma dada quantidade de líquido devido a diferença de pressão (ΔP=P1 - P 2). Neste método a pressão a medir é aplicada a uma das aberturas do tubo, enquanto uma pressão de referência é aplicada à outra abertura (geralmente a pressão atmosférica).
Equação fundamental da hidrostática: A diferença entre as pressões é proporcional à diferença do nível do líquido, em que a constante de