Relatorio Bombas
FACULDADE DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
Relatório II – Experiências em Mecânica dos Fluidos
MANAUS-AM/2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
FACULDADE DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
Diego Fonseca Vianna - 20901562
Relatório II – Experiências em Mecânica dos Fluidos
Trabalho apresentado à Universidade Federal do Amazonas, como parte do critério de avaliação da disciplina Laboratório de Sistemas Térmicos sob orientação do Profo. Nilton Pereira.
MANAUS-AM/2014
1. INTRODUÇÃO
A hidrodinâmica é o estudo dos fluídos (líquidos e gases) em movimento. Uma das maneiras de analisar essa cinemática é através da vazão, que consiste no volume de liquido que atravessa uma determinada seção por unidade de tempo. Denotada pela seguinte equação:
No SI a unidade de vazão é /s. Para cálculos de velocidade realiza-se algumas substituições e encontra-se a seguinte equação:
O seguinte relatório tratará de diversos experimentos, que explanarão desde Curvas Característica de Bombas até Perda de Carga Distribuída de diversas tubulações, todos sendo influenciados por essa grandeza tão importante na Hidrodinâmica, a vazão.
2. EXPERIMENTOS
Seguindo os roteiros apresentados pelo Professor Nilton Pereira no dia 06 de Novembro, foram realizados 3 experimentos que serão descritos abaixo.
2.1 Levantamento Experimental da Curva de uma Bomba Centrífuga
INTRODUÇÃO
As bombas são, por definição, máquinas operatrizes hidráulicas que conferem energia a uma corrente líquida com a finalidade de transportá-la de um ponto a outro. As bombas recebem energia de uma fonte motora qualquer e cedem parte dessa energia ao fluido na forma de energia de pressão (aumentam a pressão do líquido), cinética (aumentam a velocidade do líquido)