Abordagem comportamental da administração - lewin e barnard
A partir de uma dinâmica em grupo desenvolvida por Kurt Lewin , Chester Barnard e George Homans, sobre estudos de comportamento administrativo, sendo assim a teoria administrativa passa a apresentar novas colocações.
Comportamento é a maneira pela qual um indivíduo ou organização age ou reage em suas interações com seu meio ambiente e em resposta aos estímulos que dele recebe. Desta forma as ciências comportamentais se associaram as teorias administrativas, identificando assim, as características a respeito da natureza do ser humano:
1. O homem é um animal social dotado de necessidades.
2. O homem é um animal dotado de um sistema psíquico. Pois tem capacidade de organizar suas percepções.
3. O homem tem capacidade de articular a linguagem com raciocínio abstrato. Pois tem capacidade de abstração da realidade e de comunicação com as outras pessoas.
4. O homem é um animal dotado de aptidão para aprender. Pois pode mudar seu comportamento e atitudes em direção a padrões cada vez mais complexos, elevados e eficazes.
5. O comportamento humano é orientado para objetivos.
6. O homem caracteriza-se por um padrão dual de comportamento. Pois tanto pode cooperar, como competir com os outros individuais ou coletivamente.
Com a abordagem comportamental a preocupação com a estrutura organizacional se desloca para a preocupação com os processos e dinâmica organizacionais e do comportamento das pessoas na organização para o comportamento organizacional.
A teoria comportamental da administração trouxe uma nova direção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa, trazendo adoções de posições explicativas e descritivas. A ênfase permanece nas pessoas, mas dentro do contexto organizacional mais amplo.
As origens da teoria comportamental administrativa são as seguintes:
1. A teoria comportamental passou a representar uma nova tentativa de síntese da teoria da organização formal com o enfoque das relações humanas.
2.