Administração
Atividade Individual IA m3 - Kurt Lewin e Chester Barnard :: Desenvolvida da Disciplina de Introdução a Administração -
A presente tarefa tem como objetivo a análise do posicionamento de Kurt Lewin e Chester Barnard em relação às técnicas participativas e ao equilíbrio das relações no universo organizacional. Será analisado o discurso da cooperação, do consenso, da integração e da participação como forma de se atingir o equilíbrio das relações no universo organizacional. Serão analisadas, também, a validade desse discurso para dissimular a dominação então existente nas organizações e as relações entre o discurso e os objetivos de ambos estudiosos.
A importância do desenvolvimento dessa tarefa se dá pela relevância destes nomes nos estudos que envolvem questões psicológicas, sociais e psicossociais acerca da evolução da Administração. Kurt Lewin e Chester Barnard são nomes lembrados até hoje em virtude de suas teorias e experimentos em laboratório, o que originou grande variedade de abordagens teóricas e tratamentos, influentes em escolas de psicologia, pensamento, teorias sociais, psicossociologia e administração.
Kurt Lewin, 1890-1947, foi o psicólogo que constitui a passagem da Teoria das Relações Humanas para o movimento das Ciências do Comportamento, inspirando e orientando muitos pesquisadores dedicados à Administração e à Psicologia Industrial. Foi também a maior influência para a introdução da Psicologia Gestalt nas universidades americanas. Lewin, com suas descobertas e teorias, continua inspirando pesquisas no campo da Psicologia Social.
Chester Barnard, 1886-1961, foi graduado em Harvard e fez carreira de quase quarenta anos na ATT – American Telephone and Telegraph. Ocupou, também, diversas funções públicas como chefe do Conselho Geral de Educação, presidente da Fundação Nacional de Ciência e assistente do Secretário do Tesouro, entre outros. Publicou dois livros: The Functions of the