Educação de jovens e adultos
Tema:
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Título:
A importância do professor na Educação de Jovens e Adultos
Objetivo: Explicar o que pretende alcançar com este trabalho (verbo infinitivo)
Mostrar a importância do professor na Educação de Jovens e Adultos e que esse educador tem que ter uma metologia diferenciada, bem como a forma relação professor/ aluno. O papel dos professores é destacar a curiosidade, indagar a realidade, problematizar, ou seja, transformar obstáculos em dados de reflexão para entender os processos educativos.
Justificativa:
No modelo de escola atual o papel do professor não é a simples tarefa transmissão dos conhecimentos de forma descontextualizada, em que o docente ensina algo inquestionável e o aluno aprende e reproduz exatamente como aprendeu, repassa sem reflexão ou visão crítica dos conteúdos que aprendeu.
Introdução:
Os alunos da EJA por causa da idade tem uma bagagem cultural extensa, experiência e visão de mundo, o educador Paulo Freire na década de 60 era contra o tratamento infantilizado que era atribuído ao de alfabetização de adultos. Os métodos utilizados na educação de jovens e adultos influenciam muito na permanência dos alunos em sala de aula.
Desenvolvimento:
O método Paulo Freire tem como objetivo abordar temas nas disciplinas ligados com a realidade e o cotidiano do aluno, é primeiro passo para prender a atenção desse aluno, pois torna o aprendizado mais atraente, despertando o seu interesse, e fazendo com que descubra na educação um verdadeiro significado, um poder transformador da sociedade e de sua própria vida. Ao propor uma prática que pudesse desenvolver a criticidade dos alunos, Freire condenava o ensino oferecido pela ampla maioria das escolas, que ele qualificou de educação bancária. Segundo Freire, nela o professor age como quem deposita conhecimento num aluno apenas receptivo, dócil. Para
Freire é uma escola alienante, mas não menos ideologizada do que a que ele