Abordagem Cognitivista
I.Características gerais
Estudos dos processos centrais do indivíduo, dificilmente observáveis, organização do conhecimento, processamento de informações, estilos de pensamento ou estilos cognitivos, comportamentos relativos à tomada de decisões.
Uma abordagem cognitivista implica entre outros aspectos, se estudar cientificamente a aprendizagem como sendo mais que um produto do ambiente,das pessoas, ou de fatores externos ao aluno.
Embora a ênfase do contexto social (relações sociais), as prioridades são na capacidade do aluno de integrar informações e processá-las.
Esta abordagem privilegia os processos cognitivos e na investigação científica, considera as emoções articuladas aos processos e é totalmente interacionista.
Esta separa o ensino do contexto social contemporâneo.
II. O homem e o mundo
Ontogenia: desenvolvimento de um organismo desde o embrião.
Filogenia: características da espécie.
O sujeito e o mundo são vistos de forma interacionista. O homem e o mundo serão analisados conjuntamente, pois o conhecimento é o produto desta interação. Este ser é visto como um sistema aberto em reestruturações pois o conhecimento nunca acaba.
Piaget considera que o desenvolvimento e a compreensão da criança passa por diversas fases subsequentes, cada uma corresponde a um estágio do processo cognitivo e articulações emocionais.
Fases deste Processo (Furth)
1. Cada fase envolve o período da gênese (formação) e período evolucionário e a gênese do processo seguinte.
2. Cada estrutura constitui a realização do estágio e início do seguinte, evolucionário.
3. A ordem de estágios é constante, pode variar as idades, dentro de certo limite em fatores como meio cultural, motivos, exercícios.
4. A transição de um estágio anterior ao seguinte obedece a lei de implicação ao processo integração, as estruturas adquiridas no processo anterior tornam-se parte do novo processo.
O núcleo do pensamento piagetiano é de adaptação, assimilação