comparativo sobre as características das concepções de educação a partir das abordagens Tradicional; Tecnicista e Cognitivista.
Homem Receptor passivo das informações até que atinja o patamar de transmissor, quando poderá repeti-las aos outros que ainda não as possuam. Somente assim será eficiente em sua profissão. O homem e mundo são analisados conjuntamente. O conhecimento é produto da interação entre eles , entre sujeito e objeto . Está inserido no contexto histórico. É sujeito da educação, onde a ação educativa promove o próprio indivíduo, como sendo único dentro de uma socie-dade/ambiente.
Mundo Realidade é transmitida ao indivíduo pela educação Formal e outras agências (família, Igreja, etc). Idem Homem. Idem Homem.
Sociedade-
Cultura Objetivo educacional associado aos valores sociais em que o indivíduo está inserido.
Programas definem os níveis culturais que devem ser adquiridos. Reprovação necessária quando este mínimo cultural não for atingido. A mensuração será feita através de provas e exames e o diploma é um instrumento de hierarquização (mediador entre a formação cultural e o exercício de funções sociais determinadas).
Visão individualista do processo educacional. Fatos sociológicos como regras, valores, normas, símbolos, etc.
Tal posicionamento , varia de grupo para grupo, de acordo com o nível mental médio das pessoas que o constituem. O homem alienado não se relaciona com a realidade objetiva, como um verdadeiro sujeito pensante: ”o pensamento é dissociado da ação”.
Conhecimento A inteligência se reflete na habilidade de acumular/armazenar informações. Alunos veem somente os resultados desse processo, para armazená-los ( caráter cumulativo do conhecimento humano) – Valorização da memorização. O conhecimento é uma construção contínua. A passagem de um estado de desenvolvimento para o outro se caracteriza pela formação de novas estruturas que não existiam antes. A elaboração e o desenvolvimento do conhecimento estão ligados ao processo de conscientização.
Educação Entendida como instrução e transmissão de