Teoria cognitivista
O cognitivismo enfatiza exatamente aquilo que é aquilo que é ignorado pelo Behaviorismo: A cognição, o ato de conhecer, ou seja, como o ser humano conhece o mundo. O cognitivista também investigam os processos mentais do ser humano de forma científica, tais como a percepção, o processamento de informações e compreensão.
Todas essas novas abordagens e avanços tecnológicos, bem como a insatisfação com o Behaviorismo, impulsionam o surgimento do Cognitivismo sob a abordagem do Processamento da Informação.
Há um movimento de psicologização do psiquismo no qual o objeto de estudo da psicologia passa a ser a representação psíquica abstrata, simbólica e semântica (com significado), sendo considerada como uma mudança de paradigma dentro da psicologia.
O objeto de estudo passa a ser o subjetivo, os conteúdos mentais e uma das principais tarefas passam a ser a construção de modelos matemáticos e axiomatizados em diferentes campos de investigação; como exemplo a inteligência artificial, a memória semântica, os estilos cognitivos da personalidade, a formação de conceitos e a resolução de problemas.
Cognitivismo é uma aproximação teórica para entender a mente usando métodos quantitativos, positivistas e científicos que descrevem as funções mentais como modelos de processamento de informação.
Dentre as principais teorias Cognitivas, são:
Construtivismo
Estuda como o individuo constrói suas estruturas cognitivas para a aquisição do conhecimento, e quais os processos do pensamento presente no homem desde sua infância ate sua idade adulta.
Interacionismo
Procura estudar como o individuo constrói sua estrutura de conhecimento e de constituição do individuo para a concepção da aprendizagem interacionista, uma vez que incorpora a experiência dos indivíduos.
Os psicólogos cognitivistas do processamento da informação geralmente analisam a maneira como as pessoas solucionam difíceis tarefas mentais e constroem modelos para essas explicações
Os