Abordagem Clássica
2. Frederick Winslow TAYLOR foi um engenheiro americano, pai da administração moderna, ele acreditava que a Administração e a organização deveriam ser tratadas cientificamente e não empiricamente.
3. Por que a partir desta começaram a aplicação de métodos científicos (observação e mensuração) aos problemas encontrados.
4. O principal foco da Administração cientifica é o planejamento no lugar do improviso e a ciência no lugar do empirismo.
5. Taylor viu a necessidade de substituir métodos rudimentares por métodos científicos, racionalizando o trabalho.
6. Os estudos de Taylor podem ser divididos em dois períodos; no primeiro período temos a ênfase na organização racional do trabalho, estudo dos tempos e movimentos e a remuneração diferenciada conforme produção; no segundo período temos a racionalização do trabalho em conjunto com a estruturação da empresa e o desenvolvimento dos estudos sobre a Administração.
7. ORT significa: Organização Racional do Trabalho; Seus aspectos fundamentais são: Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos, que analisava cada movimento do operario, a fim de determinar um tempo médio de execução, racionalizar o trabalho, eliminar desperdicios e controlar a produtividade; A identificação dos efeitos da fadiga humana sobre a produção, observando que era necessario criar principios de economia de movimentos; Divisão do trabalho e especialização, cada operário passou a se especializar na execução de sua tarefa; Desenho de cargos e tarefas, os operários deveriam apenas realizá-las e não pensar ou decidir; Incentivos salariais e premiação, abaseada na produção; Homo economicus, a influencia da recompensa salarial no esfoço do trabalho; Condições ambientais de trabalho o conforto do operário e melhoria do ambiente físico são valorizados para a melhoria da eficiência; Padronização de