Abordagem classica
No período Clássico o foco era somente a produção, os trabalhadores naquela época eram considerados como máquinas, onde não admitiam tempos perdidos para as funções,os funcionários eram apenas mais uma peça de uma imensa maquina humana, a hierarquia era muito rígida não haviam diálogos entre funcionários e chefes, apenas uma cabeça pensavam e só uma dava ordens.
– Abordagem Humanística
No período Humanístico, passaram a visualizar o bem estar dos funcionários, dando uma condição melhor de trabalho,primeiramente o ambiente interno,iluminação, a sala de reles,melhores salários,etc. Ainda se respeita a hierarquia mas opiniões já poderiam ser formadas a respeito do trabalho.
Na teoria clássica, a estrutura era mecanicista, impessoal, não levava em consideração o fator humano, as necessidades e sentimentos do trabalhador. Previa muitas regras e regulamentos a fim de estabelecer o comportamento formal dentro da organização. Tinha foco no trabalho e nas necessidades econômicas dos trabalhadores, tentando maximizar as recompensas, dando ênfase na ordem e na racionalidade, o que gerava alienação no trabalho e insatisfação. No período humanístico, a organização era tratada como sistema social, na qual o comportamento dos colaboradores era produto de sentimentos e atitudes. Tinha foco nos pequenos grupos e nas qualidades humanas e emocionais dos empregados, dando ênfase na segurança pessoal e nas necessidades sociais dos trabalhadores para o alcance das metas, resultando em empregados felizes que tentam produzir cada vez mais.
TRABALHO
DE
ADMINISTRAÇÃO
ALUNA: MARINÊS DA SILVA
EVOLUÇAO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
PROFESSORA: LUIZA MAGNO
DATA: 17 DE OUTUBRO DE 2011
ABORDAGEM NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Todas as teorias administrativas assentaram-se na Teoria Clássica, seja, como ponto de partida, seja como crítica para tentar uma posição diferente, mas a ela relacionada intimamente. A abordagem neoclássica nada mais é do que