CONTEXTO EMPRESARIAL
As empresas vêm passando por um processo de transformações, atuando em um ambiente dinâmico, competitivo e globalizado, tornando as organizações mais complexas. Sendo assim, esse trabalho tem como propósito analisar o aspecto geral do contexto empresarial, buscando entender elementos da administração, contabilidade e economia, que tem um papel preponderante dentro de uma organização.
2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO
José Manoel da Costa conceitua patrimônio como um conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculadas à entidade (empresas, organizações, poder público), e constitui um meio (recursos) necessário para realização dos objetivos das entidades.
Segundo José Carlos Marion patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações pertencentes a uma pessoa ou uma empresa.
Pedro A. Silva conceitua patrimônio, a princípio, o conjunto de bens pertencentes a uma pessoa ou empresa. Compões-se também de valores a receber (ou dinheiro a receber).
2.3 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS
2.3.1 CAPITAL SOCIAL
A constituição de uma empresa se dá por meio dos recursos fornecidos pelos sócios para a formação do patrimônio empresarial, denominado de Capital Social inicial, componente básico do Patrimônio Líquido. Também são recursos próprios os aumentos de capital mediante o ingresso de novos recursos vindos dos sócios e os resultados positivos (lucros) apurados na atividade empresarial.
2.3.2 CAPITAL DE TERCEIROS
O capital de terceiros representam valores de propriedade de outras empresas ou pessoas, ou seja, recursos originários de terceiros utilizados para a aquisição de ativos de propriedade da entidade. Correspondem às dívidas assumidas pela empresa perante terceiros. No decorrer de suas operações, a empresa utiliza recursos de terceiros para adquirir bens e serviços, pagar salários, tributos, empréstimos etc.
2.4 ANÁLISE DE MERCADO
Uma análise de mercado consiste num estudo da envolvente externa da empresa