Abordagem classica
ALUNA: MICHELINE VIEIRA
CURSO ADMINISTRAÇÃO
2° PERIODO NB
PROFª ANNY JATOBÁ
1) Quais as características da abordagem clássica?
A ênfase na estrutura da empresa; a centralização (planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar); racionalização e eficiência no trabalho;
2) Qual a contribuição dos teóricos clássicos para a teoria geral da administração?
Eles contribuíram criando um sistema de regras dentro da empresa, fazendo com que a organização tenha uma estrutura organizada diante das divisões de cargos e tarefas, não sobrecarregando o trabalhador, assim tornando o trabalha eficiente e eficaz.
3) Como se dá a participação do trabalhador, segundo a visão de Taylor?
A participação do trabalhador se dá no resultado e não no processo que levaram a esses resultados; o papel do trabalhador é apenas executar e não pensar; eles não precisavam ser inteligentes, bastava apenas obedecer.
4) Você concorda com a visão de Taylor acerca da participação do trabalhador? Porque?
Não. Porque o trabalhador para Taylor não tinha nenhuma capacidade para analisar seu trabalho, ele apenas executava e pronto. Eu não concordo pois o trabalhador não deve ser subestimado dessa maneira, pois todos tem capacidade para aprender, pensar e executar o seu trabalho, saber de fato porque deve executar aquilo, qual o procedimento, o que irá acontecer se ele fizer isso, ,saber todos os passos do começo ao fim; pois hoje em dia o trabalhador tem que ser participativo não apenas na execução mas sim em todo o processo do seu trabalho.
5) Em sua opinião, existe diferença entre a visão de gestão participativa de Taylor com a visão de Peter Drucker? Qual?
Sim. A visão de Taylor era simplificada no processo produtivo e ao mesmo tempo prática e objetivo, que virava em torno do sistema e não do homem; na visão de Drucker cada um tinha que contribuir de maneira diferente com um mesmo objetivo, saber controlar seu próprio trabalho sem sair