Abordagem Cl Ssica
Na segunda metade do século XIX, os métodos de comercialização e de industrialização começam a ficar mais sofisticados, forçando as organizações a refletirem e a focarem nos seus métodos e processos de trabalho.
Taylor criou uma teoria de administração que visava as tarefas que os operários faziam, chamada de administração cientifica; que alguns anos depois o Ford “melhorou”, se assim podemos dizer.
Mais tarde, Fayol trouxe a administração cientifica, que deu ênfase na estrutura, na empresa.
Essas duas teorias, deram inicio a uma, já que elas se completavam, chamada de administração clássica.
Mas o que eram cada uma dessas teorias? E quando elas surgiram?
2. Administração Cientifica:
2.1. Frederick Winslow Taylor (1856 – 1915)
Ele é considerado o fundador da Administração Científica, estudou a produção em detalhes, tentando agradar tanto aos patrões que desejavam ter menor custo possível quanto aos funcionários que não desejavam um chefe “duro” com eles. Estudou o trabalho em função do tempo e do movimento e decompôs analiticamente o trabalho, visando simplificá-lo para obter maior rendimento com o menor esforço e maior remuneração.
Este modo de produção foi conhecido como taylorismo, caracterizou-se pela rigidez, especialização do trabalho e mecanização do homem. Com isso, a cada operário era atribuída a tarefa mais adequada as suas aptidões e condições físicas para que ele obtivesse maior eficiência. E em compensação o trabalhador recebia um salário superior a média pela sua dedicação, assim eliminava-se a perda de tempo agradando aos patrões e aumentavam-se os salários, agradando os operários.
Segundo ele, a administração deveria pagar altos salários ao trabalhador e fornecer produtos com custo baixo ao empresário.
2.2. Henry Ford (1863 – 1947)
É provavelmente o mais conhecido dos precursores da administração moderna. Buscava o constante aperfeiçoamento de seus métodos, processos e produtos e através da