Abordagem Cl Ssica De Fayol
O operário fazia o que tinha de ser feito, sem se quer um incentivo, era nisso que fayol focava, pois seu objetio era trazer eficiência somente para o administrador.
Entratnto no conceito de Taylor, perce-se que no filme as máquinas são de boa qualidade e que os operários eram treinados para o serviço, eram oferecidas soluções sistemáticase adequadas aos trabalhadores, sendo assim haveria possibilidade de fazê-los produzir mais e com melhor qualidade.
Diferenças entre Taylor e fayol
Vê-se, pois, que divisão do trabalho é o elemento comum mais importante entre Taylor e Fayol, mas enquanto na Administração Científica a divisão do trabalho se processa ao nível do operário, fragmentando as tarefas, na Administração Clássica a preocupação com a divisão se opera ao nível dos órgãos que compõem a organização, isto é, os departamentos, divisões, seções, unidades.
ATUALMENTE
Traçando uma analogia do filme com a atualidade, podemos citar o trecho em que Carlitos é engolido pela engrenagem, simbolizando (dentre outros aspectos), a nossa interação com a tecnologia avançada, ou seja, conforme o tempo passa e a tecnologia avança, os seres são automaticamente integrados á ela, de maneira a transformá-los em uma parte da máquina também.
Além disso, o próprio nome do filme já pode por si só responder a questão da atualidade, de maneira a retratar situações comuns nos tempos de hoje, com por exemplo: Cargas horárias de trabalho extremamente exaustivas; salários não equivalentes.
No início do filme, quando um grande relógio nos mostra a hora da entrada dos operários na fábrica, os enquadramentos se deslocam rapidamente para um amontoado de homens apressados, dirigindo-se a seus empregos e, num rápido corte e edição, esses trabalhadores foram substituídos por ovelhas e carneiros, numa alusão ao fato de que estamos trafegando nesse mundo sem uma clara definição de nossos rumos, seguindo as orientações de "pastores" que não conhecemos em grande