Abnt Trabalhos Academicos
Apresento neste trabalho uma pesquisa sobre brinquedotecas, nas escolas, seus objetivos e sua realidade, sobre os direitos das crianças tem de brincar, sobre como a brincadeira influência no processo de aprendizagem da criança. Com a brincadeira a criança se diverte aprende entra num mundo de fantasia de “faz - de- conta”, A brincadeira não é um simplesmente um passatempo, ela ajuda no desenvolvimento das crianças, promovendo processos de socialização e descoberta do mundo.
Nos últimos anos, vem ocorrendo mudanças nos padrões do que é oferecido às crianças em relação ao ato de brincar. Na vida escolar e no cotidiano das crianças há cada vez menos tempo para a brincadeira.
O brincar faz parte do processo de aprendizagem de todo ser humano, começando na infância e podendo se estender a alguns momentos da fase adulta. É interessante notar que, independente da idade, a brincadeira pode inserir-se como elo do objeto do conhecimento com a aprendizagem, possibilitando um conhecimento mais sólido e permanente ao aprendiz. Por isso, o brincar na sala de aula é extremamente relevante para a aquisição da aprendizagem.
O professor, como mediador da aprendizagem, deve fazer uso de novas metodologias, procurando sempre incluir na sua prática as brincadeiras, pois seu objetivo é formar educandos atuantes, reflexivos, participativos, autônomos, críticos, dinâmicos e capazes de enfrentar desafios.
DESENVOLVIMENTO
Brincando se Aprende. Brincar é uma forma de expressão, de comunicação que os seres humanos possuem desde o nascimento. É uma atividade humana social com contexto cultural, em que o homem utiliza a imaginação e a fantasia para interagir com a realidade que o cerca para a produção de novas possibilidades. A brincadeira é fundamental para o desenvolvimento infantil, quando brincam, as crianças exploram, perguntam e reproduzem as