Trabalho Academico Modelo ABNT
Os princípios de eficácia e transparência levaram ao estabelecimento de regras para a comunicação científica e a apresentação do relatório de pesquisa. Essas regras servem para facilitar a comunicação, mas visa, sobretudo, a auxiliar o leitor a se encontrar nos elementos do trabalho acadêmico, em particular naqueles que asseguram seu valor.
As regras que serão aqui apresentadas são as Normas Brasileiras, recomendadas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas -, as quais são amplamente aceitas e adotadas no país.
Estrutura de Um Trabalho Acadêmico
O titulo – Sugere-se que o pesquisador inclua em seu titulo termos que, em sua opinião, melhor representem o conteúdo do trabalho.
O sumário – divide-se o trabalho em partes, depois subpartes e até mesmo mais: os níveis estão geralmente em função da extensão da pesquisa.
Os trabalhos devem ser apresentados de modo legível, por meio de documento digitado em espaço de entrelinhas de um e meio (1,5), assim: (Menu -» Formatar -» Parágrafo -» Espaçamento -» Entre linhas) exceto as referências bibliográficas que devem ter espaço de um (duplo), ocupando apenas o anverso da página, em papel branco de boa qualidade, formato A4 (21 cm x 29,7 cm), que permita a impressão e leitura, digitado na cor preta com exceção das figuras. (ABNT - NBR 14724). A digitação deve ser em fonte tamanho 12 para o texto e menor (tamanho 10) para citações de mais de três linhas, notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações e tabelas. Para textos de citações de mais de três linhas, deve-se observar o recuo de 4 cm da margem esquerda. (ABNT - NBR 14724). Recomenda-se a utilização da fonte “arial” ou “times new roman”. Tipos itálicos são usados para nomes científicos e expressões estrangeiras. As expressões estrangeiras podem também ser digitadas entre aspas. (Exemplos: "site" ou site). Impressão do Documento: A impressão deve ser feita exclusivamente em papel